Governo Lula nomeia 122 militares para o GSI

O governo Lula nomeou 122 militares para ocuparem cargos no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). As nomeações ocorrem em grupos e foram publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira (30/1).


Os militares ocuparão, segundo as portarias do DOU, cargos de especialistas, supervisores, secretários e assistentes. Há ainda a designação de um dos militares para a segurança da Presidência e um novo indicado para o escritório do GSI no Rio de Janeiro.

Para a segurança de Lula, o nome escolhido foi o do 1º tenente da Força Aérea Brasileira Antônio Felipe de Almeida Gonçalves. No Rio, quem recebe o cargo de novo assistente é o 2º sargento do Exército João Antônio de Farias Nascimento.

Essas nomeações aconteceram para substitui 81 demitidos durante as últimas semanas. As dispensas ocorreram após Lula afirmar ter desconfiança de que integrantes das Forças Armadas teriam auxiliado os atos no dia 8 de janeiro, em Brasília. O episódio culminou na troca de comando do Exército, além de mudanças no alto escalão do GSI.

Conforme foi relatado aqui no Vista Pátria, na semana passada, o governo Lula dispensou dois militares que ocupavam cargos na equipe de ajudantes de ordens do presidente. São eles: o 1º tenente do Exército Adriano Alves Teperino e o major da Força Aérea Brasileira Daniel Lopes de Luccas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *