No próximo dia 3 de março, o Ministério da Saúde interromperá a divulgação diária dos dados sobre a Covid-19 no Brasil, passando a fazê-lo semanalmente, a partir do dia 7 de março.
O boletim divulgado pela pasta traz estatísticas sobre casos, óbitos e a vacinação contra a doença. O Ministério da Saúde considerou algumas questões ao julgar que o novo formato se faz necessário, dentre elas, o fato de que somente nove estados atualizam os dados diariamente.
Segundo a pasta, outros 18 estados não informam casos e óbitos pela doença nos finais de semana, e desses, três reportam as informações apenas uma vez por semana.
– Os dados informados diariamente não permitem análise epidemiológicas, conforme solicitado pela sociedade e órgãos de controle – afirmou o ministério.
Éder Gatti, diretor de Imunizações do Ministério da Saúde, apresentou a mudança nesta quinta-feira (16) durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Representantes do governo federal, bem como dos estados e dos municípios, aprovaram a mudança.
Todos os estados e o Distrito Federal deverão enviar as informações nos sistemas nas segundas e terças-feiras.