Policiais federais, civis e militares prenderam, na terça-feira (2/4), um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) no Distrito Federal. O mandado de prisão foi cumprido na cidade de Diadema (SP) após informações passadas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Distrito Federal (Ficco-DF).
O homem, de 40 anos, estava foragido desde o fim de 2023. O criminoso tem passagem por homicídio e tráfico de drogas. Ele foi alvo da Operação Tabuleiro, deflagrada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), da Polícia Civil do DF (PCDF), em 2014, ocasião em que foi preso e condenado.
Em 2020, foi alvo de nova investigação da Draco, na qual foi denunciado e responde a ação penal junto ao Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT). O mandado de prisão cumprindo na ação dessa terça (2) é decorrente desta última investigação.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Distrito Federal (Ficco-DF) é composta pela Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Polícia Penal do DF, PMDF e PCDF e tem como objetivo a integração e cooperação entre os órgãos de segurança pública em ações de prevenção e repressão ao crime organizado e à criminalidade especialmente grave e violenta.
- Oposição venezuelana convoca protesto mundial contra perseguição eleitoral
- Cassação: pedido de vista suspende julgamento de Moro