Lula critica ONU e diz que está na hora de mudar as coisas

Nesta quarta-feira (26/4), Lula insinuou críticas aos membros do Conselho de Segurança da ONU. Ele deu declarações em Madri, na Espanha. As informações são do Estadão.

– Vivemos um mundo esquisito em que os membros do Conselho de segurança da ONU, todos eles, são os maiores produtores e vendedores de armas do mundo e maiores participantes de guerras – disse.

Lula usou isso como argumento para defender também uma mudança na ONU em que países em desenvolvimento estejam presentes como membros permanentes e incluiu a Alemanha – que está de fora por causa da sua atuação na segunda guerra – na relação.

– Já faz muito anos e a geografia mudou, a geopolítica mudou, a economia mudou. Então precisamos construir um novo mecanismo internacional que possa fazer coisas diferentes – falou.

O petista falou ainda sobre vitórias antigas e fracassos atuais da ONU. Ele disse que “está na hora de mudar as coisas e está na hora de criar um G-20 da paz”.

Segundo ele, a ONU conseguiu criar o Estado de Israel, em 1948, mas não consegue criar, em 2023, o Estado palestino.

– Veja que a ONU era tão forte que em 1948 ela conseguiu criar o Estado de Israel. Em 2023, ela não consegue criar o Estado palestino – falou.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *