Lula teria recebido dinheiro ilegal da Venezuela, diz ex-chefe de inteligência

O ex-chefe de inteligência e contrainteligência militar da Venezuela Hugo Carvajal, conhecido como El Pollo, entregou a um juiz espanhol diversos documentos em que admite ter financiado ilegalmente movimentos políticos de esquerda na América Latina e na Europa.

Em um informe para o Tribunal Central de Instrução número 6 com o título “Financiamento Ilegal do Podemos“, nome de um partido de esquerda espanhol, Carvajal diz que o governo da Venezuela chegou a financiar “Lula da Silva no Brasil”.

Informe confidencial

O governo venezuelano financiou ilegalmente movimentos políticos de esquerda pelo mundo durante pelo menos 15 anos, entre eles a criação do partido político espanhol Podemos. Enquanto fui diretor de inteligência e contrainteligência militar da Venezuela, recebi uma grande quantidade de relatórios mostrando que esse financiamento internacional estava ocorrendo. Exemplos concretos são: Néstor Kirchner, na Argentina, Evo Morales na Bolívia, Lula da Silva no Brasil, Fernando Lugo no Paraguai, Ollanta Humala no Peru, (Manuel) Zelaya em Honduras, Gustavo Petro na Colômbia, Movimento 5 Estrelas na Itália e Podemos na Espanha. Todos esses foram revisados como receptores de dinheiro enviado pelo governo venezuelano.

El Pollo

Vale ressaltar que, ele ainda precisará provar com documentos suas acusações. Como o interesse da Justiça espanhola é no financiamento ilegal do partido Podemos, ele descreveu como se dava esse processo.

Ele também declarou como funcionava os esquemas de recolhimento de dinheiro.

O informante recolhia o dinheiro na embaixada de Cuba na Venezuela e o levava para o ministério de Relações Exteriores da Venezuela, onde era recebido por Williams Amaro. Williams Amaro os rotulava como malas diplomáticas e as enviada para a embaixada da Venezuela na Espanha. Na Embaixada, era retirado por Ramon Gordils, que logo fazia a entrega em dinheiro vivo para Juan Carlos Monedero.

El Pollo

Esse Monedero que foi citado no texto é o fundador do partido de esquerda espanhol Podemos que visitou Lula na carceragem da Polícia Federal em Curitiba , em 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.