ONG denuncia o governo cubano por prisões e abusos sistemáticos contra manifestantes pacíficos

A ONG HRW divulgou na tarde de hoje (19/10) um relatório que denuncia abusos sistemáticos do governo cubano contra manifestantes pacíficos nos protestos que tomaram conta do país em julho de 2021.

A Human Rights Watch entrevistou mais de 150 pessoas, incluindo jornalistas, advogados e as vítimas e seus familiares, entre julho e outubro de 2021.

Essa foi “essencialmente a resposta brutal de um governo que concentra todo o poder há décadas (…) e que foi surpreendido por manifestações espontâneas”, afirmou o diretor para as Américas da HRW, José Miguel Vivanco, durante a apresentação em Miami do último relatório da organização.

As autoridades prenderam mais de 1.000 pessoas durante as manifestações pacíficas. Deste total, mais de 500 continuam atrás das grades, e muitas outras, em prisão domiciliar, disse a HRW, citando a ONG cubana Cubalex.

Um dos autores do relatório da HRW, Juan Pappier, deu uma declaração sobre esse caso:

Manifestantes pacíficos e outros críticos foram sistematicamente detidos, mantidos incomunicáveis, submetidos a abusos em condições carcerárias nefastas e julgados em processos que são uma verdadeira farsa.

Juan Pappier

De acordo com o relatório, os funcionários envolvidos nos abusos incluem membros de serviços de inteligência, as polícias militar e nacional e a brigada nacional especial do Ministério do Interior. Também houve o envolvimento de grupos de civis organizados pelo governo.

Além das prisões, vale ressaltar que também há um registro da morte do cantor Diubis Laurencio Tejeda, no dia 12 de julho. O Observatório Cubano de Direitos Humanos disse que Tejeda levou um tiro nas costas por um policial. No entanto, ninguém foi responsabilizado.

A HRW disse que reuniu evidências de abusos de direitos por parte da polícia e do exército cubano a partir de entrevistas telefônicas com vítimas, seus familiares, jornalistas e advogados, assim como expedientes de casos, informações da imprensa, fotografias e vídeos.

One thought on “ONG denuncia o governo cubano por prisões e abusos sistemáticos contra manifestantes pacíficos

  • 20/10/2021 em 12:02
    Permalink

    Excelente site. Parabéns Allan!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.