Moraes escala perito para combater fake news nas eleições

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, contratou um perito especializado em auxiliar investigações de crimes virtuais, para investigar casos de fake news sobre as urnas eletrônicas e alguns questionamentos sobre o processo eleitoral.


De acordo com jornal O Globo, o escolhido para o cargo foi Eduardo de Oliveira Tagliaferro, ex-CEO de uma empresa de perícia digital, nomeado há duas semanas como chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação da Corte.

Tagliaferro substituiu Frederico Alvim, servidor de carreira do TSE que comandava a área desde que ela foi criada, em março. No entanto, mesmo com especializações em direito e ciência política, ele não tem qualquer formação específica em tecnologia.

Dessa forma, Moraes vai com tudo para investigar aos processos sobre fake news e tornar o TSE uma biblioteca sólida a respeito da propagação de notícias falsas.

Os integrantes do tribunal informaram para o jornal o Globo, que Tagliaferro manterá o programa de combate à desinformação que já vinha sendo desenvolvido, mas pretende incorporar novas tecnologias para aprimorar o projeto.


A atuação dele no TSE não será prioritariamente nos processos de candidatos e partidos que chegam à Corte, mas sim na estratégia institucional de combate à desinformação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *