No último final de semana, a Rede Globo experimentou um dos seus piores desempenhos de audiência em três décadas, segundo informou a reportagem do TV Pop. Pela primeira vez desde a implementação do atual modelo de medição de audiência, a emissora registrou menos de dez pontos na média das 24 horas durante três dias consecutivos. Essa queda foi o resultado de uma combinação incomum de fatores: a ausência de transmissões do Campeonato Brasileiro, baixos índices de popularidade da novela “Mania de Você” e uma falha no fornecimento de energia elétrica que afetou grande parte da cidade de São Paulo.
O período crítico para a Globo teve início na sexta-feira, quando as fortes ventanias interromperam o fornecimento de energia em São Paulo, coincidentemente durante a exibição de “Volta por Cima”, que marcou 12,3 pontos. Seguiram-se então programas com desempenhos abaixo do esperado, como o “Jornal Nacional” atingindo 15,0 pontos e “Mania de Você”, que alcançou apenas 15,4 pontos, suas piores performances do ano. A situação foi exacerbada pela rejeição da novela das nove, que não conseguiu competir com a audiência de “Alma Gêmea”, outra atração da emissora.
Com os desafios enfrentados na sexta-feira, a audiência sofreu ainda mais no sábado, quando a média caiu para 8,7 pontos, registrando o menor índice do ano para a emissora. Mesmo com o restabelecimento de energia em partes da Grande São Paulo, a Globo teve dificuldades em reconquistar seu público. No domingo, a média subiu levemente para 8,8 pontos, no entanto, isso não foi suficiente para retomar a liderança, colocando a emissora atrás dos 9,1 pontos obtidos pelos serviços de streaming.
No domingo, as atenções se voltaram para as atrações que conseguiram reverter parcialmente a baixa audiência. O “Fantástico” registrou 15,1 pontos, representando sua segunda pior edição do ano. Entre as outras programações, o “Criança Esperança” e “Domingão com Huck” foram os responsáveis por elevarem um pouco os índices da emissora. Enquanto isso, outras redes, como Record e SBT, registraram índices mais modestos, mas também seguiram numa linha de queda nesta disputa por público.
O desempenho atípico marca um ponto de atenção significativo para a Globo. Historicamente líder de audiência no país, a emissora enfrenta o desafio de se adaptar a um cenário midiático em rápida transformação, onde os serviços de streaming estão ganhando espaço junto ao público. Este recente episódio de baixa audiência pode intensificar o foco em reformulações estratégicas e na diversificação da programação para atrair novamente os telespectadores e estabelecer estratégias de recuperação no competitivo mercado audiovisual.