R$ 45 milhões com marqueteiro do dinheiro público

Os R$ 45 milhões não é o orçamento total da campanha do ex-presidiário e descondenado Lula. É somente o valor da empresa de publicidade contratada para limpar a imagem do maior corrupto do Brasil.


O marqueteiro contratado é o Augusto Fonseca e, sua agência, a MPB Estratégia e Criação, cobrou nada mais, nada menos do que R$ 45 milhões para fazer a comunicação da campanha de Lula no primeiro turno. Caso ele vá para o segundo turno, o orçamento será outro.

A decisão partiu de Franklin. Franklin é um dos braços direitos de Lula e foi ministro-chefe da Secretária de Comunicação Social do Brasil (SECOM), durante o segundo mandato presidencial de Lula, até dezembro de 2010. Favorecimento para contratar a agência? Sim ou claro?

A agência tem fortes ligações com o falecido Duda Mendonça, que fez a campanha de Lula de 2002. Dois sócios da MPB, Manoel Antônio Canabarro e Eduardo de Matos Freiha, também atuaram com Duda. Canabarro já foi o braço direito do publicitário. Freiha chegou a ser condenado no mensalão.

Segundo apurou o Estadão, o primeiro orçamento apresentado pela agência escolhida foi de R$ 45 milhões para ações de comunicação. Foi escolhida em questão de dias.


A briga pelo controle dos recursos milionários se tornou o ponto central das divergências entre os grupos do ex-ministro da Secretaria da Comunicação Social Franklin Martins – conselheiro mais próximo de Lula – e o do secretário nacional de Comunicação do PT, Jilmar Tatto.

Preparem os bolsos: Essa conta é do contribuinte que ainda terá que arcar com o caixa 2 do partido.

*Com informações do Estadão

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