“Se os EUA querem que a China sancione a Rússia, eles terão que dar 1.000 ogivas nucleares a Pequim”, diz ex-editor do Global Times

Hu Xijin, ex-editor-chefe do jornal do governo chinês Global Times, disse no Twitter, no domingo (27/03) que se os Estados Unidos querem que a China imponha sanções à Rússia, Washington deve primeiro dar a Pequim 1.000 ogivas nucleares.


Para justificar essa afirmação, ele explicou que a China compartilha uma fronteira de 4.000 quilômetros com a Rússia, uma potência nuclear. Portanto, manter uma relação amistosa entre os dois países sempre foi fundamental para a segurança nacional da China.

De acordo com o instituto de pesquisa independente “Stockholm International Peace Research Institute” (SIPRI), a Rússia tem atualmente 6.255 ogivas nucleares, os Estados Unidos com 5.550 e a China com cerca de 350.

De acordo com o relatório anual de 2021 do Departamento de Defesa dos EUA sobre a força militar da China, Pequim continua aumentando seu arsenal nuclear. Poderia ter 700 ogivas portáteis em 2027 e até 1.000 em 2030.

*Com informações da Bles


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *