Senado calcula prejuízo em R$ 4 milhões; Pacheco diz que autores “Pagarão a conta”

O Senado Federal fez um levantamento dos prejuízos causados pela invasão, seguida de depredação, ocorrida no último domingo, 8.


A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, informou que a recuperação da estrutura da instituição custará caro. O prejuízo calculado é de cerca de R$ 4 milhões.

Itens do mobiliário, obras de arte e artefatos históricos foram depredados.

Alguns dos prejuízos causados ao patrimônio público e histórico pelos atos são: boa parte das vidraças externas e internas quebradas; exposição de presentes dados por chefes de Estado depredada; alguns itens da exposição despedaçados ou furtados; painel de Athos Bulcão danificado e uma tapeçaria do Burle Marx atingida por urina.

A recuperação deverá ser coberta pelo orçamento do Senado, oriundo de verba gerada por impostos e repassada pelo Tesouro Nacional.


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta terça-feira, 10, que o setor jurídico da instituição ajuizará ações de reparação de danos contra cada um dos invasores identificados como responsáveis pela destruição da sede do Legislativo.

Segundo Pacheco, haverá a solicitação de todas as medidas cautelares de arresto de bens e de sequestro de ativos de quem participou dos crimes contra o patrimônio público do Congresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *