Nesta segunda-feira, 13, o ministério francês dos negócios estrangeiros pediu a todos os cidadãos franceses que saíssem da Bielorrússia imediatamente.
Em um comunicado intitulado “situação de segurança”, emitido nesta segunda, o governo francês encorajou seus cidadãos a deixarem a Bielorrússia os mais rápido possível, por conta da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
O encerramento do espaço aéreo bielorrusso teria motivado a decisão do governo francês, que orienta seus cidadãos a deixarem o país por estrada e sem demora através das fronteiras da Lituânia, Polónia e/ou Letónia.
Confira o comunicado:
“Situação de segurança (13/02/2023)
No contexto da ofensiva armada lançada pela Rússia contra a Ucrânia e do encerramento do espaço aéreo bielorrusso, qualquer viagem na Bielorrússia é formalmente desencorajada.
Os franceses na Bielorrússia são convidados a deixar o país sem demora por estrada, pelos pontos de passagem de fronteira com a Lituânia, Polónia e/ou Letónia onde passageiros que chegam por via aérea deve solicitar um visto de saída dos serviços do Ministério da Bielorrússia dentro.
As fronteiras com a Lituânia e a Letônia permanecem abertas. O único ponto de passagem acessível a viajantes na direção da Polônia é o de Brest-Terespol.
A embaixada pode ser contactada por telefone (+375 17 229 18 00 ou +375 17 229 18 01) e [email protected]”