Putin deve proclamar anexação do território da Ucrânia dentro de dias

Nesta quarta-feira (28/9), a Rússia se aproximou uma faixa da Ucrânia, ao divulgar o que chamou de registros de votos mostrando apoio para que quatro províncias parcialmente ocupadas se juntem à Rússia, após o que Kiev e o Ocidente denunciaram como referendos fraudulentos ilegais realizados sob a mira de armas.


As administrações instaladas pela Rússia de ao menos duas das quatro províncias, Luhansk e Kherson, pediram formalmente ao presidente Vladimir Putin que as incorporasse à Rússia.

Espera-se que o líder do Kremlin proclame a anexação em um discurso na sexta-feira, pouco mais de uma semana desde que endossou os referendos, ordenou uma mobilização militar dentro do país e ameaçou defender as reivindicações da Rússia com armas nucleares.

Autoridades apoiadas pela Rússia afirmam ter realizado os referendos em quatro províncias – Donetsk e Zaporizhzhia, além de Kherson e Luhansk – durante cinco dias.

Os Estados Unidos estão preparando uma nova rodada de sanções para punir a Rússia pela anexação e um pacote de armas de 1,1 bilhão de dólares para a Ucrânia que será anunciado em breve, disseram autoridades norte-americanas.


A anexação faz parte de uma enorme estratégia de escalada anunciada por Putin na semana passada, juntamente com a rápida convocação de centenas de milhares de homens russos para lutar e uma nova ameaça de uso de armas nucleares, que ele disse “não ser um blefe”.

Autoridades russas disseram que qualquer ataque ao território anexado seria um ataque à própria Rússia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *