Mortes no terremoto na Turquia e na Síria passam dos 37 mil, buscas podem estar chegando ao fim

O violento terremoto que devastou a Turquia e a Síria completou uma semana. De acordo com dados oficiais atualizados nesta segunda-feira, 13, o número de vítimas fatais nos dois países chegou a 37.357. Embora trabalhos de busca estejam mais lentos, sobreviventes ainda são encontrados.


O terremoto de 7,8 graus de magnitude provocou 31.643 mortes no sul da Turquia, informou a Autoridade de Gestão de Desastres e Emergências (AFAD). Já as autoridades sírias registraram 5.714 mortos na Síria.

Também nesta segunda-feira, a Organização das Nações Unidas afirmou que, a partir de agora, a tendência é que a busca por sobreviventes esteja chegando ao fim. Segundo a organização, o foco deve ser voltar a garantir abrigo e condições básicas aos sobreviventes e desabrigados.

Mesmo em uma fase mais lenta de resgates, nesta madrugada uma menina de quatro anos e uma mulher foram resgatadas com vida após uma semana debaixo dos escombros. As populações dos dois países têm discutido quem são os culpados pela falta de trabalhadores especializados nesse tipo de tarefa.

A Justiça da Turquia afirmou que está iniciando processos judiciais contra 130 pessoas que, supostamente, participaram de incorporações de imóveis que foram construídos com má qualidade e de forma ilegal, sem observar as regras de engenharia que os tornariam mais resistentes a tremores de terra.

O país possui códigos de construção que atendem aos padrões atuais de engenharia sísmica, mas esses raramente são aplicados. Essa é uma das razões por que milhares de prédios caíram de lado ou desabaram sobre os residentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *